terça-feira, 12 de abril de 2011

Provas de Aferição 2011 - Informação GAVE


Nos próximos dias 6 e 11 de Maio, de manhã, serão realizadas por todos os alunos matriculados nos 4.º e 6.º anos de escolaridade provas de aferição de Língua Portuguesa e de Matemática. Convirá, por isso, recordar agora os objetivos e o significado destas provas.

A aplicação de provas de aferição, de acordo com o consignado no Art.º 17.º do Decreto-Lei n.º6/2001, de 18 de Janeiro, visa a recolha de dados relevantes sobre os níveis de desempenho dos alunos, no que respeita às aprendizagens adquiridas e às competências desenvolvidas. Constitui ainda um instrumento de diagnóstico posto à disposição das escolas e dos professores, no intuito de possibilitar uma reflexão coletiva e individual sobre a adequação das práticas letivas, com o propósito de contribuir para a tomada de decisões no sentido de melhorar a qualidade de ensino e aumentar a confiança social no sistema escolar.

Este processo de avaliação concretiza-se numa recolha regular de informação relativa a cada um dos dois ciclos (Despacho n.º 2351/2007, de 14 de Fevereiro). Assim, as provas de aferição deverão ser aplicadas anualmente ao universo dos alunos que frequentam os 4.º e 6.º anos de escolaridade.

Os resultados das provas de aferição são, naturalmente, relevantes para as escolas e para os professores, podendo servir de suporte à tomada de decisões, nomeadamente em matéria de planificação e orientação das práticas pedagógicas, assim como de definição de prioridades na formação contínua dos docentes. A informação resultante destas provas reveste-se, ainda, de grande utilidade para os serviços responsáveis pela conceção do currículo e dos programas, para investigadores e para o público em geral.

As provas são apreciadas de acordo com os respetivos critérios de codificação gerais e específicos.

As provas, embora contenham a identificação dos alunos, serão codificadas anonimamente.

Depois de codificadas, as provas serão devolvidas às escolas. Posteriormente, será facultada às escolas a informação sobre o resultado do desempenho dos alunos, a nível nacional e de escola.


Fonte: GAVE – Provas de Aferição 2010-2011
Informação sobre as Provas de Língua Portuguesa e de Matemática − 1.º Ciclo